EXTRA-EXTRA: Katsbarnea – A Banda que Mudou o Rock Cristão em São Paulo

Katsbarnea é a banda de rock cristão que representou a peça que faltava para que a cena de rock cristão em São Paulo finalmente decolasse!

Seu primeiro trabalho, lançado apenas em fita K7, leva o nome “O Som Que Te Faz Girar”. A banda nasceu em 1988, e essa gravação independente fez enorme sucesso especialmente por trazer a música que mudaria para sempre o rock cristão paulistano: “Extra Extra”.

A banda foi fundada por Brother Simion e Tchu Salomão. Em sua primeira formação, contava com músicos e vocais convidados que reforçaram tanto a parte instrumental quanto a vocal:

🎤 Brother Simion – vocal, guitarra rítmica e harmônica
🎸 Tchu Salomão – baixo e vocal em “Brisa”
🥁 Fábio – bateria
🪘 Paulinho Makuko – percussão e vocal em “Corredor 18”
🎷 Marquinhos – saxofone
🎸 André Mira – guitarra solo
🎙️ Cláudia Bastos – vocal de apoio
🎙️ Sandra Simões – vocal de apoio
🎹 Patrícia – teclado

Dessa formação inicial, alguns nomes se destacariam fortemente no cenário cristão:

Paulinho Makuko, que começou como percussionista e vocal, mais tarde se tornaria líder da banda;

Sandra Simões, uma das backing vocals, teve grande destaque nos anos 1990 como cantora da gravadora Bompastor, além de atuar como produtora e back vocal de artistas como Luiz de Carvalho, Eduardo e Silvana, Paulo César Baruk e Cristina Mel, entre outros.

A canção “Extra Extra”, também conhecida simplesmente como “Extra”, foi o grande destaque de O Som Que Te Faz Girar. A música também aparece nos álbuns Katsbarnea (1990), Acústico – A Revolução Está de Volta (2000) e A Tinta de Deus (2007) — além de ter sido regravada por Brother Simion em seu álbum solo Gênesis For New Generation, lançado em 2007.

“Extra Extra” se tornou um clássico do rock cristão, tornando o grupo conhecido em todo o Brasil. A música venceu o FICO (Festival Interno do Colégio Objetivo) em 1990, foi amplamente executada nas rádios cristãs de todo o país e chegou a ser divulgada no exterior.

A letra conta a história de Johnny, o alter ego de Simion, um homem que passa a vida buscando coisas fúteis até que, certo dia, um jornaleiro o surpreende com a notícia de que o mundo acabaria no dia seguinte.

Em 2019, o álbum O Som Que Te Faz Girar foi eleito o 33º melhor álbum da década de 1980, segundo lista publicada pelo portal Super Gospel.