A série documental Faces da Perseguição, produzido pela Portas Abertas, mostra no seu episódio 8, a história do queniano Fred Kitonga, que estava na Universidade de Garissa em abril de 2015, quando ela foi invadida pelo Al-Shabaab.
No Nordeste do Quênia, a maioria da população é muçulmana e não vê com bons olhos o cristianismo.
Fred nasceu no estado de Meru, Quênia. Ele começou a seguir a Jesus aos sete anos e sonhava em ingressar no curso superior. Os pais do jovem ficaram apreensivos quando souberam que o jovem tinha sido aprovado na Universidade de Garissa, uma região hostil aos cristãos. Apesar do receio, o jovem estava animado e sabia que o Senhor tinha propósitos para a vida dele e da comunidade muçulmana que encontraria.
A Universidade de Garissa tinha um grupo de aproximadamente 150 cristãos. Eles recebiam ameaças de ataque do grupo extremista Al-Shabaab, que atacou a região diversas vezes antes, mas não se abalaram e continuaram testemunhando o amor de Cristo em Garissa.
Certo dia, Frederick despertou ao som de tiros e soube naquele momento que o Al-Shabaab tinha chegado para matá-los: “Nós acordamos com os tiros e não sabíamos o que estava acontecendo. Os atiradores tomaram toda a moradia estudantil. Eu ouvia os tiros e pessoas chorando. Tentei sair pelos fundos, mas eles me acharam e vieram em minha direção. Naquela hora, ficou claro para mim que a minha hora tinha chegado“.
Para saber o final da história de Frederick, assista ao 8º episódio da série Faces da Perseguição, disonível nesta quarta (31) a partir do meio-dia. Você também pode assistir aos episódios anteriores e receber os próximos episódios antes do lançamento oficial ao se cadastrar na página.
Fonte: Portas Abertas