Relatório da Luminate aponta um aumento de 15% no mercado global de streaming em 2024.

A empresa de pesquisa Luminate, lançou seu relatório semestral para 2024, revelando um crescimento elevado além do esperado no mercado de música gravada. Nos primeiros seis meses deste ano, houve impressionantes 2,29 trilhões de transmissões de áudio sob demanda globalmente, marcando um aumento de 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Estes resultados são consequência dessa crescente onda digital envolvendo a música. Afinal, ela está em todo lugar. Num vídeo de dança no TikTok, num stories do Instagram, ou até mesmo, de fundo num anúncio no YouTube. E com isso, apenas um ‘’click’’ faz com que você possa ouvir sua música favorita.

Conforme análise do MusicAlly, nos EUA, os fluxos de áudio sob demanda cresceram 8%, totalizando 665,8 bilhões, o que representa pouco mais de 29% do total global, uma ligeira queda em comparação com o ano anterior.

O relatório destaca que a música latina é o gênero de crescimento mais rápido nos EUA, aumentando sua participação em streaming em 0,51 pontos percentuais anualmente. Enquanto isso, o R&B/Hip-Hop continua a liderar em termos de fluxos atuais.

Uma análise interessante é que artistas independentes estão aumentando sua participação em streams, com aumentos notáveis em todos os níveis, desde 1 milhão até 100 milhões de streams.

Além disso, o relatório revela que 76% dos ouvintes americanos de música
assistiram a vídeos curtos, com o TikTok liderando, seguido de perto pelo YouTube Shorts. O que nos mostra que existe um processo por de trás do que chamamos de ‘’Hit’’. Primeiro ele é divulgado, e a partir daí, é inserido em várias vertentes das redes, e é esse excesso de reprodução que faz com que em poucos dias, seja praticamente impossível não ter ouvido em algum lugar nem se quer um trecho da canção.

 

Fonte: MCT.mus