Vamos conversar um pouco mais sobre música e o mundo digital? No texto anterior aqui da nossa coluna falamos sobre posicionamento digital e hoje quero trazer algumas dicas para artistas independentes, você sabe o que é artista independente? O termo “artista independente” é usado para denominar profissionais que contam apenas com seus próprios recursos — no caso dos artistas da área musical, não existe vínculo com nenhuma gravadora ou selo. Se esse é o seu caso, vem comigo e vamos bater um papo.
Hoje em dia você vê uma grande quantidade de artistas que começam do zero e nem sempre eles começam em gravadoras, selos e com grandes investidores, grande parte deles começam como independente arcando com todo o custo que envolve sua carreira e isso é trabalho que requer muita organização e muito mais do que isso acreditar na auto capacidade de conseguir executar tudo aquilo que quer, mesmo quando os recursos não são grandes. Posso te dar algumas dicas, baseado naquilo que vejo diariamente lidando com muitos artistas independentes?
Primeiro, tenha foco e organização, não deixe ser tomado pela a ansiedade de lançar por lançar, afinal estamos falando do seu trabalho que ficará eternizado no digital, pegue um papel e caneta ou até bloco de notas do celular e escreva tudo o que esse projeto vai demandar: uma verba mínima para investir em redes sociais e ads, uma boa identidade visual, uma boa produção musical, disponibilidade de tempo para alimentar as redes sociais e antecedência para subir a música na sua agregadora/ distribuidora.
Segundo, não lance seu vídeo sem antes ter lançado a canção nas plataformas digitais é extremamente importante que dentro do seu planejamento que você entenda que a maior prioridade tem que ser sempre as plataformas de música, apesar do YouTube ser uma grande vitrine, onde você tem acesso a tudo muito rápido, se você quer uma vida longa dentro do digital, ter boas inserções em playlists e até alcançar a tão desejada capa do Spotify, Deezer e afins, você precisa sempre priorizar a sua música. Ah! e antes que você pergunte: posso lançar minha música e no mesmo dia o vídeo? Eu já te respondo, pode sim, mas pense comigo, será que o ideal não seria lançar a música primeiro e depois de alguns dias o vídeo? para que as pessoas primeiro consumam ela nas plataformas? Fica aí a reflexão.
Poderia escrever muitas dicas, mas vou guardar para um próximo post, espero muito que você reflita em todos esses pontos e alavanque a sua carreira, muitas vezes ser artista independente é árduo por inúmeros motivos, mas trabalhando certinho e sempre buscando ser o melhor, os resultados chegam, além de ter total controle da sua carreira e liberdade artística, não tem preço. Posso te deixar aqui 3 artistas independentes incríveis que começaram do zero para te inspirar: Luma Elpidio, Daniela Araújo e Canção e Louvor.
Até a nossa próxima conversa.
Abraços.
SOBRE RENAN ELOI
Coordenador de projetos na ONErpm Gospel, trabalha com música desde os 15 anos, sendo seu primeiro trabalho com a cantora e compositora Daniela Araújo cuidado de toda parte de redes sociais e marketing e colunista do portal Sala Musical.
Clique Aqui