Se sua igreja ou ministério NÃO UTILIZA o WhatsApp em sua estratégia de comunicação, sinto dizer. Vocês estão errando feio.
O WhatsApp está presente em 99% dos telefones com acesso à Internet no Brasil*. Trago para vocês aqui dados de pesquisas relevantes mundialmente e no Brasil.
Conheço diversas igrejas que já utilizam o WhatsApp como fonte de comunicação com a MEMBRESIA. Principalmente nos momentos de lockdown, percebemos que têm sido uma ferramenta importante para informação, edificação e discipulado de pessoas que ainda não puderam estar nas igrejas presencialmente.
Vejo o WhatsApp como a principal mídia social de inclusão digital. Uma das histórias que ouvi, sobre uma lista de transmissão que era enviada diariamente em áudio. Com a reclamação dos membros que o áudio era incômodo e preferiam receber as mensagens em texto, o ministério adaptou para este formato.
IMEDIATAMENTE receberam a mensagem em áudio de uma irmã pedindo que as mensagens continuassem a ser enviadas em áudio porque ela é ANALFABETA e somente com os áudios conseguia estar atualizada com os envios. Chorei.
Mídias Sociais para igrejas e ministérios não são uma via de mão única. É uma troca. É um diálogo. É uma ferramenta importante para a expansão da mensagem que carregamos. Inclusive, independente do segmento que você atua.
O exemplo da minha igreja local, da Igreja Batista da Lagoinha aqui em BH é a do meu Pr. Márcio Valadão que envia por lista de transmissão, em média 5 devocional em vídeo por semana. Como é alentador receber as mensagens dele. E olha, ele começou esta estratégia tem cerca de 5 anos, não foi agora. Mas, nada impede que você comece a fazer isso hoje, esta semana em sua igreja local.
Quem sabe captar o áudio da pregação do culto, subir como podcast e enviar o link no WhatsApp ou mesmo o próprio áudio para que as pessoas possam ouvir? Se te faltam argumentos para conversar sobre isso com sua liderança, trouxe alguns dados importantes para sua argumentação!
Como diz a famosa frase: EU ACREDITO EM DEUS, PARA TODOS OS OUTROS TRAGA-ME DADOS!
3 aplicativos estão presentes na Home Screen (tela inicial do celular) dos telefones brasileiros: Facebook, Instagram e WhatsApp [em 30% ou mais dos smartphones. ** Atenção que na 2ª tela estão aplicativos como TikTok, Kwai e Nubank.
Qual APP o brasileiro abre mais vezes ao dia? WhatsApp – 53%.
Em qual APP o brasileiro passa mais tempo todos os dias? WhatsApp – 28% e o Instagram – 25%, tá na cola. Por curiosidade, Telegram – 1%**
Qual APP mais utilizado para videochamadas? WhastApp 94%.
O WhatsApp é a plataforma preferida de mídias sociais entre usuários de 16 a 64 anos no mundo todo! ***
WhatsApp por faixa etária e olha que chocante! Os homens utilizam o aplicativo mais do que as mulheres!
MULHERES
16 a 24 anos: 18,4%
25 a 34 anos: 23,1%
*35 a 44 anos: 26,2%
*25 a 54 anos: 27%
*55 a 64 anos: 25,6%
HOMENS
16 a 24 anos: 21,6%
25 a 34 anos: 24,2%
*35 a 44 anos: 27,8%
*25 a 54 anos: 27,8%
*55 a 64 anos: 26%
Pós-crédito:
*Pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box – fevereiro/2020 (antes da pandemia, imagine agora!)
**Panorama Mobile Time/Opinion Box – junho/2021. Pesquisa compilada do perfil do mestre dos dados: @rkiso!
***Global Web Index via @rkiso!
SOBRE ELIS AMÂNCIO
Elis Amâncio é jornalista, autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino. Pós-graduada em Marketing Digital e aluna especial do mestrado Estudos de Linguagens. Atualmente é head de marketing da Hitbel, colunista do portal Sala Musical e da Revista Cristã. Atua em comunicação ministerial desde 2007.
Clique Aqui