Seguir tendências ou criar tendências? Posicionamento Digital

Já parou para pensar se você tem expressado exatamente aquilo que quer ou só tem sido uma reprodução constante do que “possivelmente” pode dar certo? Será que você tem tido um verdadeiro posicionamento dentro do digital? Hoje eu convido você, artista, a bater um papo comigo sobre: POSICIONAMENTO NO DIGITAL.

Se você der um Google, você vai encontrar que posicionamento digital é como uma marca é vista pelas pessoas. As interações da marca com o público contribuem diretamente para a formação da imagem que o cliente tem da empresa, e isso passa pelo conteúdo publicado na internet. Agora vamos trazer isso para o nosso âmbito, como você tem se posicionado quando o assunto é o seu lançamento, a sua música? Esta é a pergunta que você precisa se fazer sempre. Hoje na era digital a informação é veloz, temos boas ideias, mas é tudo tão rápido que quando piscamos, já é o dia do lançamento e você nada fez, aí você pode se perguntar “o que isso tem a ver?” Tem tudo a ver, alguns pontos principais para se ter um posicionamento com eficácia dentro do digital são: planejamento, visão e estratégia.

Uma das coisas que eu e a Jennifer Evaristo – também project manager do gospel na ONErpm – falamos para os nossos artistas é uma palavra conhecida por todos nós: Organização. Se você não tiver o mínimo de organização, você se perderá em suas ideias e seguirá apenas as modinhas ou não fará algo inovador que fale sobre você, sem nem perceber, você estará copiando tendências ao invés de criar as tendências. Podemos citar vários exemplos de artistas e gravadoras que no início não se posicionavam tanto, devido ao histórico com CDs, DVDs e outras mídias offlines e com o tempo foram se posicionando dentro da internet de maneira mais assertiva trazendo maiores resultados na tão falada era do “digital”. Um grande exemplo que posso citar que é nossa grande parceira, a Gravadora Novo tempo, muito conhecida no meio adventista e fora dele. Até hoje, eles tem um peso absurdo dentro das mídias tradicionais, mas entenderam que o posicionamento deles na era digital, ditaria o futuro de toda a rede de televisão e gravadora que compõem a Rede Novo Tempo.

E qual foi o grande posicionamento deles? Amplificar todas as vozes que faziam parte da gravadora. Os artistas começaram a ter cada um com sua personalidade, um lugar de fala mais eficaz, fazendo assim que houvesse uma construção de público dentro das redes, canais e plataformas dos artistas e consequentemente da gravadora. Ao invés de seguirem padrões estipulados pela “ditadura da internet”, eles criaram os seus padrões, sem se comparar, apenas fazendo aquilo que eles tinham em mente, ampliar ainda mais a mensagem. É com base nesse exemplo que finalizo e deixo o meu humilde conselho, você artista, seja “legacy” (Artista que tem um legado, tem uma estrada de carreira) ou que está iniciando, nunca é tarde para se ter um posicionamento coerente com aquilo que você acredita, dedique tempo a estudar mais sobre você, sobre seu público, sobre o que você quer passar, se posicionar vai muito além de falar só o que você acredita e sim ser o que você acredita. Espero ter ajudado e espero você na nossa próxima conversa.

SOBRE RENAN ELOI
Coordenador de projetos na ONErpm Gospel, trabalha com música desde os 15 anos, sendo seu primeiro trabalho com a cantora e compositora Daniela Araújo cuidado de toda parte de redes sociais e marketing e colunista do portal Sala Musical.

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