Instagram: minha rede, minhas regras.

Nas últimas semanas tivemos dois pronunciamentos que estão movimentando o meio de quem trabalha em Mídias Sociais! Em junho, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, falou em sua conta na rede (@mosseri) como funciona o algoritmo. Ou melhor, os algoritmos. A rede possui três algoritmos diferentes trabalhando: Reels, Explorar e Feed/Stories. 

A taxa de engajamento é o principal ponto comum em todos estes formatos. Só que para cada um percebemos que há uma ordem diferente de prioridade! 

Para o Reels o algoritmo prioriza: 

1º Suas atividade

j

3º Informações sobre o Reels

4º Informações sobre a pessoa que postou

Para o Feed/Stories o algoritmo prioriza nesta ordem:

1º Informações sobre o post

2º Informações sobre a pessoa que postou

3º Suas atividades

4º Suas interações

Para o Explorar o algoritmo prioriza:

1º Informações sobre o post

2º Suas interações com a pessoa que postou

3º Suas atividades

4º Informações sobre a pessoa que postou 

Mosseri confirmou o que já desconfiávamos há tempos, que vídeo em baixa resolução, vídeo com marca d’água e conteúdos com viés político aparecem menos para as pessoas. Estas informações deram maior clareza sobre o Instagram.

Uma das coisas que o Mosseri disse no vídeo que eu mais fiquei “de cara” foi sobre o Shadowban. Segundo ele, os usuários criaram o termo para justificar a queda de audiência deles. Esta não é uma prática da rede social. 

Já na última semana, Adam Mosseri, fez um novo post revelador. Basicamente ele disse que a prioridade da rede agora são vídeos de entretenimento, criadores de conteúdo, mensagens e shopping. 

A rede agora assume um novo posicionamento como rede social. “O Instagram não é mais um aplicativo para compartilhar fotos ou fotos quadradas”. Opa! Ele está falando para todos nós! Para quem nunca percebeu, o Instagram possui cinco mídias distintas dentro de sua plataforma: Feed, Stories, Reels, IGTV e Live. Então, estava meio óbvio que o Insta não se trata mais de uma rede somente de foto, mas, de vídeos.

É a primeira vez que há um pronunciamento oficial sobre isso. O foco da rede agora é claramente, entretenimento, mencionando o formato dos vídeos, inclusive, ele fala abertamente de concorrentes como TikTok e YouTube que crescem exatamente no formato de entretenimento. 

Não podemos deixar de destacar algumas melhorias da rede! Para alguns criadores de conteúdo havia sido liberado em maio a opção de SELOS. Esta opção permite que quem estiver assistindo sua LIVE possa comprar um selo de presente para você. Ela ganha destaque no chat, inclusive. Agora no mês de junho, foi liberada para alguns usuários – inclusive, testei esta opção – uma opção de monetização de LIVE, que se chama Marca dos Selos, para conta de criadores de conteúdo. São 3 desafios. O 1º desafio é fazer 1 live em 7 dias da ativação do recurso para receber $100. 2º desafio, fazer uma live em no máximo 30 dias, com um convidado, você recebe $150 e o 3º desafio, fazer 4 semanas seguidas de live para ganhar $ 250. Para receber este valor é preciso ter uma conta bancária internacional ou adicionar sua conta no PayPal. Pela primeira vez o próprio Instagram está injetando dinheiro para estimular os criadores de conteúdo.  

Ele também mencionou em seu vídeo sobre a priorização da área de vendas. Parece que o ícone de loja não está no centro do aplicativo por acaso, não é mesmo? Outro recurso, liberado para algumas pessoas é a opção de fazer posts diretamente pelo desktop (computador). O recurso de agendamento também está disponível no Facebook Business Suite. 

Temos escutado a preocupação de diversos criadores de conteúdo sobre esta atenção especial que o Instagram está dando para o entretenimento. Mas, é importante lembrar que mesmo redes como TikTok e YouTube possuem uma diversidade de conteúdos que se destacam e vão além do entretenimento, como os próprios conteúdos educativos, espirituais e da música!

Isso tudo significa que devemos parar de publicar fotos e artes imediatamente? Não. Sem dúvidas o conteúdo de valor que você entrega é que faz a diferença. Aqui entre nós, pense em sua produção de vídeos com mais carinho, legende e compartilhe, ensino sobre isso no meu Instagram. Isso vai fazer você sair na frente. Independente do formato, se ele tiver valor para sua audiência, ele vai continuar sendo entregue pelo algoritmo. Não podemos esquecer que o Instagram é uma rede social gratuita para seus usuários, mas, é uma empresa privada como qualquer outra rede social. Ou seja: minha rede, minhas regras. Eles ditam as regras do jogo, entretanto, seguem tendências e comportamentos dos próprios seguidores. Daí a importância de entender o contexto e a evolução das pessoas dentro das mídias sociais. 

Outro ponto importante que jamais podemos esquecer é que precisamos investir em nossa presença digital. Ter um canal próprio como um site ou blog é importante na sua jornada! Investir toda a sua energia em uma ou duas redes sociais pode ser perigoso. Trabalhe sua presença na Internet de maneira estratégica e pensando que a qualquer momento um destes canais podem sair do ar. Mas, se você tiver seu site ou blog, sem dúvidas, terá um lugar para as pessoas encontrarem seu conteúdo mais facilmente no Google! ! 

Link do vídeo de Adam Mosseri: https://www.instagram.com/p/CQwNfFBJr5A/

SOBRE ELIS AMÂNCIO
Elis Amâncio é jornalista, autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino. Pós-graduada em Marketing Digital e aluna especial do mestrado Estudos de Linguagens. Atualmente é head de marketing da Hitbel, colunista do site Sala Musical e da Revista Cristã. Atua em comunicação ministerial desde 2007. Ouça o podcast Comunicando o Reino e siga nas redes sociais.