A produtora 360 WayUp é a principal empresa no Brasil que desenvolve trabalho de divulgação, distribuição e produção de filmes para o público cristão evangélico. A empresa comemora 7 anos e celebra, depois de uma pandemia fatal para o cinema (foram quase dois anos inteiros sem lançamentos), os avanços internos e o crescimento considerável na produção nacional.
Para quem não conhece a empresa, acompanhe a jornada de sucesso:
2015 – Nascimento
Ygor Siqueira, CEO da 306 WayUp, decide criar a empresa depois de uma jornada de estudo e trabalho com cinema cristão. A empresa nasceu de um sonho e uma direção de Deus e começou apenas como uma distribuidora de filmes, uma apoiadora para lançamentos no Brasil. Neste ano, a empresa esteve envolvida na campanha dos filmes Você Acredita e Quarto de Guerra levando mais de 900 mil pessoas ao cinema.
2016 – Consolidação
Neste ano, a 360 WayUP se consolidou entre os principais players do mercado mundial de cinema como a parceira ideal para desenvolvimentos de atividades no Brasil. A partir do trabalho mostrado no primeiro ano de atuação e graças a excelentes conexões que Ygor Siqueira fez, 2016 foi um ano importante. Ressurreição, Deus não está morto 2, Milagre no Paraíso, Ben-hur e Para Sempre foram os filmes que passaram pelas mãos da equipe da 360 e levaram mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas.
2017 – Crescimento
Este foi o ano da explosão nas atividades da 360 WayUp. De 2 milhões de pessoas sendo levadas ao cinema, os números subiram para mais de 12 milhões de pessoas. Foi um ano incrível e cheio de muito trabalho. Novos representantes de praças (cidades) foram adicionados à equipe, o alcance da empresa triplicou e a empresa ganhou visibilidade. Neste ano, a 360 WayUp esteve envolvida com campanhas dos filmes: Papa Francisco, A Cabana, Em Defesa de Cristo, Estrela de Belém, Extraordinário e o Poder e o Impossível.
2018 – Multiplicação
Este foi um ano importante para a empresa. Para quem acompanha a jornada da 360 WayUp sabe que a base do trabalho é feita com as lideranças religiosas na cidade. É um trabalho pessoal, direto e extremamente importante. Em 2018, a empresa avançou nas alianças com líderes, conselhos de pastores, escolas cristãs, instituições, entre outros parceiros e até autoridades. Estes foram os filmes lançados neste ano: Maria Madalena, Paulo Apóstolo de Cristo, Eu só posso imaginar, Deus não está morto 3, Sansão e Entrevista com Deus.
2019 – Conquista
Ano de conquista é ano de novos horizontes. Foi em 2019 que nasceu o CineFest – Festival de Cinema Cristão realizado pela 360 WayUp. A primeira edição foi realizada no Teatro Ópera de Aranha em Curitiba e foi um evento de altíssimo nível reunindo grandes nomes do mercado audiovisual. 2019 foi ano de trazer para o cinema sucessos de bilheteria como Superação – o milagre da fé, Eu acredito e Mais que vencedores, e finalmente encarar o maior desafio da empresa: a 360 começou a ensaiar a parte de produção de longas metragens. Já haviam alguns roteiros no radar, algumas histórias incríveis a serem contadas, mas era tudo embrionário. Foi um ano de escolher dar novos passos. Assim, a 360 trouxe para dentro da equipe um grupo de pessoas experientes e começou os primeiros projetos. Aí veio a pandemia…
2020 – Produtividade
Tudo parecia perdido. Afinal, como dar andamento com produção com a pandemia, tudo fechado e as pessoas presas em casa? Parecia escuro o caminho, mas Deus tinha outros planos. Em meio à pandemia, com tudo parado, a equipe não parou de trabalhar de forma remota e deu os primeiros passos definindo roteiros, enviando projetos para aprovação da Ancine e busca de recursos para rodar os longas metragens assim que fosse possível. E o ano que parecia perdido, foi o ano de maior produtividade da equipe. Muito conhecimento foi adquirido e novas alianças foram feitas e 2020 foi fechado com ânimo novo porque 2021 batia às portas. A equipe ainda teve fôlego para divulgar os filmes 40 dias – o milagre da vida (em parceria com a Imagem Filmes) e Enquanto estivermos juntos (Paris Films).
2021 – Extraordinário
Era ano de viver o extraordinário mesmo. Sem expectativa do fim da pandemia e com o mercado cinematográfico em baixa, a 360 uniu forças para não parar. Os projetos de produção foram retirados da gaveta e muitos passos foram dados. 2021 foi um marco para a empresa – a 360 se tornou a primeira produtora a conseguir, via leis de incentivo ao audiovisual, recursos para a produção de um filme cristão nacional. Além disso, foram emplacados no cinema os filmes Mostra-me o Pai, dos irmãos Kendrick, e Deus não está morto – o próximo capítulo.
2022 – Transbordar
Transbordamento foi o que realmente aconteceu com o cinema cristão no Brasil. Ainda com resquícios de pandemia, o cinema voltou à ativa e começou aos poucos a encher as salas novamente. Além disso, explodiu no Brasil a série The Chosen, disponível gratuitamente por aplicativo. Com produção totalmente internacional, a série ganhou ainda mais destaque a partir do trabalho desenvolvido pela 360 WayUp no Brasil. Em 60 dias de campanha por aqui, a série passou de 1 milhão de downloads e tem expectativa de chegar a 3 milhões. Hoje o Brasil está apenas atrás dos EUA em número de apps baixados.
As novidades não param por aí. Em 2022, a 360 WayUp, em parceria com a produtora Larty Mark, rodou o filme “A Entrega” (com expectativa para lançamento em 2023), que conta sobre o encontro de três pessoas que terão suas vidas transformadas quando cruzarem o caminho um do outro: Fabinho, uma criança que luta contra uma rara; Vitor, um empresário frustrado; e Olívia, uma mulher que tenta superar um transtorno compulsivo.
Além disso, a equipe de produção se prepara para rodar o filme “Nas Mãos do Maestro” que conta a história de um garoto que venceu, através da fé, sua doença, as limitações e o preconceito para se tornar um maestro. Para quem acompanhou, a empresa também soltou spoilers do filme O Código Armagedon, com roteiro e direção de Daniel Friezen, que deve ir ao cinema em breve e traz assuntos como reconciliação familiar, Apocalipse, ensinamentos e muita aventura.
Para 2023, a produção não para. Existem quatro roteiros sendo avaliados para serem rodados ainda no ano que vem. Entre eles estão, a história da missionária Renee Murdoch.
“Fico muito feliz com esses 7 anos pelas muitas pessoas alcançadas, pelo crescimento do cinema cristão no Brasil e no mundo. Para mim é um privilégio fazer parte deste crescimento. Agradeço em primeiro lugar a Deus, a toda a minha equipe e aos líderes de todo o país que tem nos apoiado. Acredito que o melhor está por vir e esperamos um crescimento ainda maior” – finaliza o CEO da 360, Ygor Siqueira.
Acompanhe as novidades da empresa pelo site: www.360wayup.com
Por: Janaína Aguiar