Nova onda de frio pelo Brasil reforça alerta sobre eventos extremos do clima

Uma nova onda de frio atinge nesta semana as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, após a chegada de uma massa de ar polar ao país. Associada aos efeitos de um ciclone extratropical, a frente fria derruba as temperaturas e pode gerar neve, geadas e a chamada “chuva congelante”. Capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá devem registrar temperaturas abaixo de 10° C.

O frio intenso no outono desperta preocupação sobre os impactos do mau tempo na produção agrícola e reforça o alerta de especialistas para o aumento da frequência de eventos climáticos extremos em meio aos efeitos do aquecimento global no meio ambiente.

Neste episódio do E Tem Mais, Evandro Cini apresenta um panorama dos efeitos desta nova onda de frio pelo país. Para descrever os fatores que contribuíram para a formação desta massa de ar polar e os seus possíveis efeitos, participam deste episódio a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, e o pesquisador Humberto Barbosa, professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Universidade Federal de Alagoas).

Fonte: CNN BRASIL