Sula Maia | ENTREVISTA

Atuando como back-vocal há mais de 30 anos, a cantora Sula Maia tem uma extensa carreira no segmento gospel. A artista já trabalhou com grandes nomes, como Cassiane, Bruna Karla, Ludmila Ferber, Marina de Oliveira, Elaine de Jesus e muitos outros.

1. Qual balanço você faz desses mais de 30 anos de carreira?

Me separei a vida toda pra fazer o que Deus me confiou. Amo o que faço e entendo que, tendo uma vida com propósito, você estabelece não o que querem te dar pra fazer, mas o que você sabe que foi chamado pra fazer. Então vivo no que a Palavra diz: “O Senhor é o meu pastor. Eu não tenho falta de nada”. Vivo um propósito, trilho uma estrada de uma vida de entrega.

2. Você acompanhou todas as fases do mercado musical, já que lançou um LP e hoje está nas plataformas digitais. Como foi essa transição e qual o maior desafio em fazer música hoje em dia no cenário digitai?

Acredito que essa transição foi bem assustadora pra todos os cantores. Ganhava-se pelo trabalho com o material e alguns cantores vendiam milhões de discos, depois CDs. Hoje é bem diferente e a expectativa do cantor passou a não ser em venda e sim em shows e nas plataformas que, se não tiver um alcance determinado, não funciona bem. Acredito que o trabalho dobrou.

3. Como foi seu começo como back-vocal?

Comecei bem cedo aos 14 anos fazendo backs e jingles. Por ter um irmão produtor musical, fui pra estrada cedo. Mas é um espaço que você precisa conquistar porque é bem concorrido já que tem muita gente boa. Acredito que deixei minha marca em vários trabalhos que fiz. Era muito maravilhoso fazer back e eu me entregava em cada música.

4. Em 2018, você experimentou o verdadeiro milagre de Deus ao perder sua voz por causa de um tratamento para engravidar. O que passou pela sua cabeça nesse momento em que poderia nunca mais voltar a cantar?

Isso foi assustador. Eu procurava a voz e não achava, desafinava, era horrível. No começo, eu pensei que seria rápido, mas, quando percebi que não, procurei uma especialista em tratamento de voz. Foi quase um ano de tratamentos, oração e busca em Deus e o tratamento foi válido demais, mas não faltou a presença de Deus me levantando cada dia pra um novo recomeço.

5. “Jesus em Tua Presença” é um clássico atemporal em nossa música e foi a canção escolhida para você retomar a carreira. O que essa música representa para você?

Cantei essa música, na minha adolescência e por aí vai. Uma música que é realmente atemporal, não sai de “linha”, uma adoração profética. Pra mim é cantar aquilo que vivo e acredito através de uma música que escreveu e escreve histórias. Quando ouço essa música cada momento é diferente de outros, cada tempo mostra algo novo através da renovação. Isso não tem preço.

6. Qual o maior sonho que você ainda quer realizar na carreira e na vida pessoal?

Meu maior sonho é voltar a estudar música e me especializar na área do canto e musicalmente estudando na Berkeley Music University, em Boston, nos Estados Unidos. Esse é um sonho e creio que logo vou realizar.

7. E como é viver nos Estados Unidos? Tem saudades do Brasil?

Viver aqui é muito bom e bem diferente. Nova cultura, povo, língua. Vamos nos adaptando aos pouquinhos e estamos vivendo dentro do propósito de Deus, então é maravilhoso. Enfrentamos os desafios diários e Deus tem nos colocado exatamente onde Ele quer que estejamos. Desafios, saudade, alegria e choro vamos ter onde quer que estejamos, mas viver isso debaixo do propósito é incrível em qualquer lugar que Deus nos plantar. Aqui tem sido um tempo muito abençoado, o país é incrível e tem muito a se fazer aqui pra obra de Deus.

8. O que podemos esperar de Sula Maia para este ano?

Este ano tem sido surpreendente e temos vivido cumprimentos de promessas de Deus. Estamos começando uma igreja aqui nos Estados Unidos e trabalhando muito pra essa realização. Já estou procurando músicas pra uma próxima gravação e sei que é um tempo novo de grandes realizações.