A febre dos vídeos curtos
TikTok, Reels, YouTube Shorts, Idea Pins e Kwai qual caminho é esse?

Chega! Não dá mais para ignorar os vídeos curtos! Na última semana uma notícia internacional pegou muita gente de surpresa. O TikTok passou o YouTube em média de tempo de tela nos Estados Unidos e no Reino Unido. E está na hora de amadurecermos que a questão não é a “dancinha”, mas, o contexto do conteúdo.

No Brasil o YouTube Shorts, vídeos verticais, com até 1 minuto de duração, também ganharam destaque dentro da maior rede mundial de vídeos. No mês de junho, Adam Mosseri, CEO do Instagram disse que o negócio da rede não é mais fotos, mas, vídeos curtos e entretenimento, destacando o formato do Reels. No mês seguinte, o Pinterest colocou para rodar o Idea Pins.

O TikTok é a 6ª rede social mais acessada do Brasil e a 5ª do mundo, passando da marca de 1,1 milhões de usuários. E para engrossar o caldo, a rede Kwai chegou por aqui em novembro de 2020 e desde abril tem feito um trabalho intenso com criadores de conteúdo. Só o Kwai tem 35 milhões de usuários ativos no país. Sendo 69% acima de 18 anos, 95% de usuários Android, 53% feminino e 47% masculino. O que tudo isso quer dizer?

Você precisa encontrar o seu tom e produzir vídeos. Não, não é preciso dançar, mas, é importante entregar um conteúdo que converse com a sua audiência. O que as pessoas esperam de você? Um cover? Um dueto com algum fã que acompanha sua música? Uma dica prática? Um devocional?

Reflita sobre seus objetivos na Internet e alinhe sua produção de vídeos. Um ponto de partida importante é analisar o tempo de visualização dos seus vídeos no YouTube. Algumas vezes em um vídeo de 10 minutos, a taxa de retenção (tempo assistido do vídeo) é menor que 20% e há uma ilusão em relação ao número total de visualizações. 

O consumo dos vídeos curtos são um sinal de que nem sempre nossos conteúdos são tão bons assim. E você? Já tem publicado vídeos nestas outras plataformas? 

SOBRE ELIS AMÂNCIO
Jornalista, autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino. Pós-graduada em Marketing Digital e aluna especial do mestrado Estudos de Linguagens. Atualmente é head de marketing da Hitbel, colunista do site Sala Musical e da Revista Cristã. Atua em comunicação ministerial desde 2007.

INSTAGRAM